terça-feira, 17 de maio de 2011

Bahia berço da cultura brasileira

Considerada o berço do Brasil, a Bahia é o retrato perfeito da miscigenação no país. A “Bahia de Todos os Santos” faz jus ao título. Carregada de traços vindos desde a colonização, o estado abriga as mais diferentes formas de manifestações religiosas.
 
Sem escapar do seguimento doutrinário praticamente imposto pelos colonizadores portugueses, o catolicismo é predominante na região onde foi erguida a primeira igreja da Ilha de Vera de Cruz. Há quem diga que capital baiana, salvador, tenha de 364 igrejas católicas, uma para cada dia do ano, onde boa parte desse acervo é formada por grandes obras arquitetônicas históricas do período colonial, outra religião também simboliza a Bahia, o candomblé.

Com seus Afoxés, seus filhos de gadhi que vestem branco na sexta-feira e saem no carnaval celebrando a paz, a Bahia, mesmo sendo o estado mais antigo do país, conserva traços culturais genuinamente brasileiros. Genuinamente misturado, uma cultura formada por traços distintos. Talvez a Bahia seja o berço do Brasil, não só porque lá foi o lugar onde pisaram os primeiros portugueses em terras tupiniquins, mas talvez por ser a geradora do que conhecemos como Cultura Brasileira.

Romário Silva Costa
Wandré Dal Col


Um comentário:

  1. Romário e Wandré,
    O texto de vocês ficou bem interessante apesar de apresentar vários errinhos de digitação, pontuação e concordância. As fotos está corretas. Com relação aos links, evitem incluir links para páginas sem identificação que podem gerar questionamentos sobre a credibilidade do conteúdo (segundo link). No caso do terceiro link, ficaria muito melhor incluir para o site oficial dos Filhos de Gandhy.

    ResponderExcluir